Agende uma Consulta!

41 3029-9920

41 99858-0202

Home / Notícias / Não só a alimentação protege o coração

Não só a alimentação protege o coração

8 agosto de 2016

Você se considera uma pessoal saudável? Faz exercícios físicos regularmente? Toma conta da alimentação? E os dentes estão bem cuidados? Pois é, a higiene bucal também é um ponto muito importante na hora de cuidar da sua saúde, principalmente a do coração.

A informação pode parecer absurda, mas talvez você tenha mais motivos do que imagina para cuidar dos dentes.

Isso porque além de a higiene bucal proporcionar um hálito fresco e um belo sorriso ela também evita o acúmulo de alimentos e bactérias que podem gerar ou agravar uma doença cardíaca.

Exagero?

Não!

Consequência.

A falta de limpeza bucal causa problemas que aparentemente são pequenos, mas que se não tratados evoluem e é possível que se tornem vitais. A formação de placas bacterianas, as cáries, a gengivite e o mau hálito são os primeiros sinais de alerta, que se ignorados podem levar à infecções e sangramentos que, por sua vez, se tornam a entrada de uma série de bactérias na corrente sanguínea, atingindo assim os órgãos vitais.

Lá chegando, esses microrganismos se instalam na parede da artéria que abastece o coração, podendo causar a formação de placas de gordura, desconforto na região do peito por falta de sangue e oxigênio, infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Para evitar que essa cadeia te prenda, é simples: basta escovar os dentes ao menos três vezes ao dia e fazer o uso do fio dental em cada uma das escovações. E, claro, fazer uma visita ao dentista a cada seis meses, fazendo assim com que os possíveis problemas sejam detectados e evitados já no início.

A dica é de coração.